GIS-SP NEWS
Leadership Conference in Italy and Lugano
A recente Conferência de Liderança da GIS reuniu membros-chave das unidades GIS Monza, GIS São Paulo e da futura GIS Lugano para discutir o futuro do Grupo GIS. Este evento significativo marcou um passo importante no fortalecimento da conexão entre as três escolas, promovendo a colaboração e garantindo uma visão unificada de excelência educacional.
Rodrigo Souza, diretor da GIS São Paulo, teve um papel essencial na conferência, contribuindo com insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias que alinhem os currículos em todos os campi da GIS. Sua participação reforçou o compromisso com a manutenção de altos padrões de aprendizagem, ao mesmo tempo em que valoriza os contextos culturais únicos de cada localidade.
Com a expansão do Grupo GIS para Lugano, a conferência destacou a importância de criar experiências de aprendizagem consistentes para os alunos, promovendo valores compartilhados e construindo um forte senso de comunidade entre as três escolas. As discussões abriram caminho para futuras colaborações, garantindo que a GIS continue oferecendo uma educação inovadora, envolvente e inclusiva para todos os estudantes.
PY2' s Field Trip to Ibirapuera Park
Os alunos do PY2 fizeram uma visita incrível ao Parque Ibirapuera para estudar as posições do sol e seu impacto em nossas vidas. Como parte de um projeto interdisciplinar que uniu artes visuais e ciências, as crianças também exploraram as obras de Monet. Observaram como a luz em constante mudança influenciava as paisagens pintadas por ele e, inspirados por suas técnicas, criaram suas próprias pinturas em aquarela com base na paisagem do parque.
Além disso, fotografaram o cenário, conectando ainda mais seus estudos sobre o movimento do sol com a expressão artística. A saída foi uma combinação perfeita de investigação e criatividade!
Canguru de Matemática
Construindo Confiança por Meio de Desafios Matemáticos
Os alunos do PY3 da GIS São Paulo participaram recentemente do Concurso Canguru de Matemática, uma competição que incentiva o envolvimento dos estudantes com desafios matemáticos de forma divertida e estimulante.
O Concurso Canguru não é apenas uma oportunidade para testar habilidades matemáticas, mas também um convite para abraçar novos desafios e vivenciar o crescimento pessoal. Embora os resultados sejam relevantes, o verdadeiro valor da competição está na participação e no esforço individual. Ao enfrentar problemas progressivamente mais complexos, os alunos desenvolvem resiliência e confiança em seu raciocínio matemático.
Essa experiência está alinhada com as expectativas do currículo PYP, que valoriza a investigação, a resolução de problemas e o desenvolvimento de uma atitude positiva em relação ao aprendizado.
Além disso, a competição contribui para que os alunos superem medos comuns relacionados à matemática, ao oferecer um ambiente acolhedor em que é possível encarar os desafios com curiosidade, em vez de ansiedade.
Por meio dessa vivência enriquecedora, os alunos do PY3 ampliaram sua compreensão dos conceitos matemáticos, ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades importantes para sua trajetória acadêmica e para a vida.
EY1 Field Trip to Planeta Inseto
Para dar início à Unidade de Investigação “Compartilhando o Planeta”, os alunos do EY1 visitaram o Planeta Inseto. Essa visita empolgante despertou a curiosidade e o entusiasmo das crianças ao explorarem o fascinante mundo dos insetos.
Durante a experiência, os pequenos demonstraram coragem e mente aberta ao assumirem o papel de exploradores ousados, segurando insetos nas mãos com bravura. Essa vivência teve um papel fundamental na fase inicial do ciclo de investigação do PYP do IB, momento em que os alunos são incentivados a se engajar, fazer perguntas e explorar novas ideias.
A visita ao Planeta Inseto não apenas proporcionou uma experiência de aprendizado inesquecível, mas também inspirou as crianças a continuar investigando sobre o mundo natural e como compartilhamos o planeta com outros seres vivos.
EY3' s Field Trip to Museu da Imaginação
A turma do EY3 teve a oportunidade de visitar o Museu da Imaginação, onde participou de diversos experimentos interativos relacionados aos conceitos explorados na Unidade de Investigação “Como o Mundo Funciona”.
Durante a visita, os alunos realizaram atividades que despertaram sua curiosidade sobre os processos naturais e as leis da ciência. Eles participaram de experimentos práticos, testando como diferentes materiais reagem em diversas condições e observando de forma surpreendente o funcionamento do mundo ao seu redor.
A visita foi uma experiência divertida e educativa, que ajudou os estudantes a conectar os conceitos trabalhados em sala de aula com situações do mundo real.
Word from the Specialist
Como professor de Espanhol na GIS, crio um ambiente de aprendizagem imersivo, no qual os alunos desenvolvem habilidades de escuta, fala, leitura e escrita por meio da aprendizagem baseada em investigação. Elaboro atividades envolventes, incorporo literatura e lidero projetos interdisciplinares para promover a comunicação, a consciência cultural e o pensamento crítico. Ao integrar o espanhol a contextos do mundo real, ajudo os alunos a desenvolverem confiança e fluência no idioma.
Com o apoio da Ms. Alana Duarte, garantimos uma sala de aula inclusiva, onde todos os alunos possam se desenvolver. Enquanto eu conduzo o processo geral de aquisição da língua, a Ms. Duarte foca no apoio aos falantes nativos de espanhol, com atividades diferenciadas que desafiam suas habilidades e aprofundam sua compreensão. Juntos, criamos um espaço dinâmico em que falantes nativos e não nativos crescem, colaboram e conectam seus aprendizados a experiências significativas.
A Festive Thought Main Goals and Expectations
Pensamento Festivo – Uma Metáfora Visual no Processo de Aprendizagem das Crianças
O Pensamento Festivo é um evento que incorpora a filosofia de Loris Malaguzzi, celebrando a curiosidade inata das crianças e seu potencial ilimitado de expressão. Por meio desta exposição, buscamos dar vida à sua visão, revelando a riqueza dos processos de aprendizagem infantil e as formas pelas quais as crianças constroem significado por meio da arte, do brincar e da exploração.
Este evento convida os participantes a enxergar a aprendizagem como uma jornada dinâmica e interconectada — em que criatividade e investigação se entrelaçam. Ao observar os trabalhos das crianças, os visitantes poderão perceber as formas potentes com que os pequenos comunicam ideias, emoções e descobertas. Pensamento Festivo não é apenas uma exposição de obras, mas uma homenagem às múltiplas linguagens da infância e às infinitas possibilidades de expressão.
Esperamos um dia repleto de inspiração, reflexão e celebração das jornadas criativas das crianças. Convidamos você a se juntar a nós no dia 26 de abril, das 9h às 12h, para este evento especial, onde será possível vivenciar de perto a profundidade e a beleza da aprendizagem infantil por meio de metáforas visuais. Estamos ansiosos para compartilhar esse momento significativo com você!
Basketball at GIS São Paulo: Learning Through Play
Na GIS São Paulo, as aulas de basquete vão além do esporte — são uma oportunidade para as crianças desenvolverem habilidades essenciais enquanto se divertem. Por meio de atividades envolventes e dinâmicas, os alunos aprimoram a coordenação motora, melhoram as técnicas de manuseio da bola e constroem, gradualmente, uma compreensão mais profunda do jogo.
A abordagem é lúdica e interativa, garantindo que o aprendizado aconteça de forma natural, por meio de jogos e trabalho em equipe. As crianças não apenas aproveitam as aulas, como também se desafiam e incentivam umas às outras, crescendo juntas como jovens atletas.
Seu entusiasmo e progresso constante tornam cada aula uma experiência empolgante e gratificante.
GIS Cast The Reading Journey in PYP
No segundo episódio do GIS Cast, o apresentador Mr. Ben McBride recebe a educadora Ms. Maria McCabe para uma conversa sobre o desenvolvimento da leitura, com foco na jornada de aprendizagem dentro do currículo PYP.
Ms. Maria compartilha percepções baseadas em sua experiência com a turma do PY1, explicando que os alunos chegam com uma base em fonética, embora muitos precisem de reforço após o recesso escolar. Ela destaca a importância de revisar os sons essenciais das letras e as combinações fonéticas, especialmente porque o inglês é a segunda língua da maioria dos estudantes. A conversa oferece perspectivas valiosas sobre como fortalecer as habilidades de leitura nos primeiros anos da educação.
À medida que os alunos avançam para o PY2 e PY3, começam a desenvolver preferências por diferentes gêneros e coleções de livros, passando da fase de “aprender a ler” para “ler para aprender”. O episódio também aborda a importância da fluência na leitura, enfatizando como o ritmo natural e a expressividade contribuem para uma melhor compreensão dos textos.
Ms. Maria ressalta ainda o papel da autonomia dos alunos no processo de alfabetização, explicando como permitir que escolham os próprios livros estimula o senso de pertencimento e responsabilidade sobre seu aprendizado. O episódio apresenta estratégias valiosas para cultivar, desde cedo, o amor pela leitura e formar leitores para a vida toda.
International Dish Day: Celebrating Colombian Heritage
Em março, a GIS São Paulo celebrou o International Dish Day homenageando a herança culinária da Colômbia. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar pratos tradicionais colombianos, como arepas e patacones.
Esse dia especial permitiu que todos explorassem novos sabores e aprendessem mais sobre a rica cultura gastronômica da Colômbia. Foi uma forma divertida e deliciosa de celebrar a diversidade e valorizar as culinárias do mundo em nossa escola.