EDUCAÇÃO INFANTIL, DE 18 meses A 6 ANOS

Nos primeiros anos é preciso estabelecer uma base sólida para o aprendizado futuro

Para que alcancem seu pleno potencial, as crianças precisam de experiências estimulantes e adequadas para sua idade. Até os 6 anos o cérebro está dedicado a se beneficiar dessas vivências: os pequenos exploram e aprendem sobre seu mundo por meio de brincadeiras e relacionamentos com seus amigos, professores, familiares e membros da comunidade. Nessa fase, o desenvolvimento infantil é impulsionado pela diversidade de ambientes e linguagens.

O programa “Early Years” do PYP* (Programa de Educação Primária do IB - International Baccalaureate) se dedica a proporcionar um ambiente escolar cuidadosamente planejado para impulsionar interações e descobertas. O currículo da Educação Infantil na GIS SP - The International School of São Paulo é ministrado em inglês, segue as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular do Brasil e é inspirado na abordagem dos educadores de Reggio Emilia.

Essa prática pedagógica privilegia o desenvolvimento da criatividade e é pautada pelo respeito na relação com a criança pequena. Os educadores de Reggio Emilia reuniram conceitos de diversos campos diferentes, como filosofia, arquitetura, ciência, literatura e comunicação visual, para apresentar um mundo mais amplo às crianças. Os espaços são dinâmicos e a sala de aula possui uma variedade de materiais e linguagens para que as crianças aprendam brincando. Os pequenos são convidados a usarem as mãos, a mente e o coração para conhecerem e se expressarem, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades sociais como compartilhar, ter autodisciplina e respeitar os colegas.

O programa do IB reconhece que cada criança é única e, por isso investe em uma educação centrada no aluno, a fim de estimular seu potencial intelectual, emocional e social. Educadores inovadores de várias culturas diferentes conduzem as crianças a construírem seu próprio conhecimento, em processos que levam em conta as potencialidades de cada criança, enxergando-a como capaz de estabelecer relações e compreender questões sobre a sua vida, construindo assim a sua trajetória.

As atividades propostas estimulam a criança a ser curiosa e se comunicar não somente por meio da linguagem, mas também registrando seu aprendizado com pintura, música e construção de objetos, por exemplo. Essa experiência de aprendizagem holística integra o desenvolvimento socioemocional, físico e cognitivo num contexto bilíngue, que além de introduzir o idioma inglês respeita a língua materna da criança.

O Papel do Brincar

O brincar é a linguagem universal da infância. É através da brincadeira que as crianças entendem o outro e compreendem o mundo ao seu redor. Crianças aprendem muito brincando, uma vez que desenvolvem habilidades sociais como compartilhar, respeitar a vez do outro, ter autodisciplina e tolerar o próximo.

Conheça o perfil do aprendiz IB